Grupo Nucel

Juliana de Sá da Silva

Linha de Pesquisa: Produção de biofármacos e desenvolvimento de bioprocessos para cultivo de células beta-pancreáticas.

Processo CNPq – bolsa de pós-doutorado: 105734/2020-9 (INCT-Regenera)

Pesquisadores Colaboradores: Dra. Ana Claudia Oliveira Carreira; Dra. Marluce Mantovani; Prof. Dr. Aldo Tonso; Doutoranda Isaura Beatriz Borges Silva.

Palavras-chave: Medicina Regenerativa; Células beta-pancreáticas; Diabetes mellitus do tipo 1 (DM1); Produção de biofármacos; rhPDGF-BB; rhRSPO1; HEK293; Cultivo de células; Cultivo dinâmico; Biorreatores.

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2013). Realizou Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Possui experiência na área de tecnologia de cultivo de célula animal e operação de biorreatores. Atualmente, realiza pós-doutorado no Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular, atuando na área de produção de biofármacos e desenvolvimento de bioprocessos para cultivo de células beta-pancreáticas.

Atuação:

  1. Produção das proteínas recombinantes rhPDGF-BB e rhRSPO1 utilizando células HEK293: otimização de condições de operação em biorreator.
  2. Avaliação de plataformas para cultivo in vitro e manutenção funcional de células beta-pancreáticas.

Dentre as células de mamíferos empregadas para produção de biofármacos, as células de rim embrionário humano (HEK293) se destacam pelo baixo risco imunogênico e pela produção de proteínas recombinantes com perfil pós-traducional muito semelhante àquele encontrado em células humanas. Para o desenvolvimento e estabelecimento de bioprocessos de produção de biofármacos de forma eficiente e rentável, as células expressando a proteína recombinante de interesse são cultivadas em suspensão em biorreatores. As proteínas recombinantes rhPDGF-BB e rhRSPO1 apresentam grande relevância para aplicação na área clínica, contudo não há na literatura estudos avaliando a produção desses fatores em células HEK293 cultivadas em biorreator. Nesta linha de pesquisa, propomos a produção desses fatores utilizando células HEK293, já estabelecidas pelo Grupo NUCEL, as quais serão adaptadas ao cultivo em suspensão em meio livre de soro. Diferentes modos de operação e suplementação do meio de cultivo em biorreator em escala de bancada serão avaliados com intuito de otimizar a produção dos fatores rhPDGF-BB e rhRSPO1. Para avaliar os bioprocessos de produção, serão monitorados o crescimento celular, viabilidade, pH e perfil metabólico de consumo de glicose e glutamina e produção de lactato e amônia. A produção dos fatores rhPDGF-BB e rhRSPO1 e a eficiência de purificação serão monitoradas por ELISA. A qualidade dos fatores purificados será avaliada por SDS-PAGE e Western Blot e a análise estrutural através de ensaio com a protease PNGase F e painel de lectinas. Em seguimento, os fatores rhPDGF-BB e rhRSPO1 serão empregados em diferentes plataformas de cultivo in vitro de células beta-pancreáticas. A resposta celular relacionada aos fatores rhPDGF-BB e rhRSPO1 e aos estímulos mecânicos presentes no ambiente de cultivo será avaliada através de análises de proliferação e manutenção funcional das células beta-pancreáticas. 

Ilustração da sequência de etapas e objetivos envolvidos nos Projetos “Produção das proteínas recombinantes rhPDGF-BB e rhRSPO1 utilizando células HEK293” e “Avaliação de plataformas para cultivo in vitro e manutenção funcional de células beta-pancreáticas”.