Vitor Prado Colantoni
Possui graduação em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), finalizada em 2019. Atualmente, cursando Pós-graduação (Doutorado Direto) no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Bioquímica) do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Durante a graduação, desenvolveu projeto de Iniciação Científica, com bolsa FAPESP, no Núcleo de Terapia Celular e Molecular (NUCEL) da Universidade de São Paulo, com ênfase na produção e aperfeiçoamento molecular de biofármacos em células de mamíferos. Atuou, também, como Técnico de Laboratório FAPESP (Modalidade BCO/TT-3), auxiliando nos experimentos do Projeto Temático FAPESP vigente do laboratório. Atualmente, atua como pesquisador pós-graduando no Grupo NUCEL, desenvolvendo projetos com ênfase em Engenharia de Proteínas e Glico-Engenharia de linhagens celulares para expressão heteróloga de biofármacos e proteínas recombinantes com potencial terapêutico, como prolactina e R-Espondina 1.
Os projetos desenvolvidos pelo pesquisador estão relacionados a duas linhas de pesquisa principais:
- Glico-engenharia e modificação genética de linhagens celulares de mamíferos (CHO) e de insetos (Sf9) utilizadas para expressão heteróloga de proteínas humanas.
- Produção de biofármacos e proteínas recombinantes com potencial terapêutico em linhagens celulares geneticamente modificadas.
Figura: Células CHO transduzidas com vetor lentiviral recombinante, modificadas para expressar um biofármaco juntamente com o gene repórter EGFP, visualizadas por microscopia. A: Microscopia de fluorescência. B: Microscopia de contraste de fase.